Neymar e Edu Dracena homenageiam Zito

Estrelas da atual geração entregaram presentes ao ex-jogador pelos 60 anos de sua estreia vitoriosa pelo Santos
Zito completou 60 anos de sua estreia com a camisa do Peixe / Reprodução/Facebook
Zito completou 60 anos de sua estreia com a camisa do  peixe
O Santos promoveu homenagem a um dos seus maiores ídolos na manhã deste sábado, no CT Rei Pelé. Capitão do timaço das décadas de 1950 e 60, da geração de ouro de Pelé, Pepe, Coutinho e Cia., Zito recebeu das mãos de Edu Dracena, capitão do time atual, e Neymar, maior astro do Peixe, referendas pelos 60 anos de sua estreia pelo clube da Baixada.
 Zito, que completará 80 anos no próximo dia 8 de agosto, fez sua primeira partida pelo Santos justamente em um dia 30 de junho, no ano de 1952, contra o Madureira, em amistoso que terminou com vitória santista por 3 a 1, na Vila Belmiro. 
 Para celebrar a data, ele recebeu uma faixa com os dizeres "capitão eterno" e uma camiseta personalizada com o seu nome e o número 60, além das faixas de tricampeão paulista e da Libertadores, das mãos de Neymar e Dracena.
 Ao todo, Zito disputou 727 jogos pelo Peixe, sendo o terceiro jogador que mais atuou pelo clube. Ele também marcou 57 gols em sua carreira santista. Números que fizeram o zagueiro Edu Dracena prestar reverência após a homenagem.
 “Hoje tive a honra de colocar no Zito a tarja com a inscrição CAPITÃO ETERNO. A história dele com a camisa do Santos é maravilhosa e seus ensinamentos eu nunca vou esquecer. Espero poder continuar honrando esse símbolo de liderança. Claro que nunca vou ter o brilho do Zito - esse é e sempre será o maior líder que o Santos já teve em campo. Mas só de seguir seus passos e ser capitão de um grupo que também está marcando a história do Santos já é uma honra muito grande”, postou o zagueiro, em sua página no Facebook.

Faltam vender mil ingressos para jogo de ida

Grande parte dos ingressos de Palmeiras x Coritiba, na Arena Barueri, foi comprada por meio do programa Avanti

Italianos apostam em Balotelli na decisão da Euro

Mario Balotelli é a principal aposta da Itália para a decisão da Eurocopa, diante da Espanha, que acontecerá neste domingo, em Kiev. O polêmico atacante alternou bons e maus momentos ao longo da competição, mas ganhou a confiança da torcida e dos companheiros após a grande atuação na semifinal, quando marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 diante da Alemanha."O Mario tem sido ótimo", disse o goleiro e capitão italiano Gianluigi Buffon, neste sábado. "Primeiramente, ele é um jogador de uma qualidade imensa, o que é um ótimo ponto de partida. Além disso, ele se tornou parte de um grupo de grandes campeões - e não só em termos de futebol", completou.Conhecido por suas polêmicas dentro e fora de campo, Balotelli quase ficou de fora da Eurocopa justamente por causa de suas atitudes, que desagravam o técnico Cesare Prandelli. Convocado, o jogador começou mau a competição, chegou a ser sacado da equipe titular, mas reconquistou a confiança do treinador e hoje é peça fundamental na equipe italiana."Foi bom para o Balotelli ter encontrado um técnico como o nosso, que encontrou mais do que uma maneira de tirar o melhor dele. Mas o maior mérito vai mesmo para ele, porque ele buscou isso e foi atrás", afirmou Buffon.Para Prandelli, o ambiente da seleção foi fundamental para a mudança de postura e o sucesso do atacante. "Ele encontrou um ambiente no qual se encontra em meio a grandes campeões. Ele está entre jogadores que venceram no futebol e fizeram grandes sacrifícios por estas conquistas", comentou.Depois da partida contra a Croácia - empate por 1 a 1, na primeira fase -, quando perdeu diversas oportunidades, Balotelli foi sacado para a entrada de Di Natale. De acordo com Prandelli, foi neste momento que o jogador amadureceu e cresceu na competição."Existe um momento em que você precisa ter a coragem para aceitar os conselhos e a responsabilidade", declarou o técnico italiano. "Em termos de futebol, ficou claro. Depois da partida com a Croácia, nós pedimos para o Mario fazer algumas coisas, jogar mais como centroavante, e ele está fazendo isso com grande capacidade", completou.

Maior campeão da Copa Africana de Nações, Egito empata e está fora da competição de 2013


    O Egito fracassou pela segunda vez seguida na tentativa de se classificar para a Copa Africana de Nações. Neste sábado, a equipe apenas empatou por 1 a 1 com a seleção da República Centro-Africana por 1 a 1, fora de casa, em Bangui, e foi eliminada ainda nas eliminatórias do torneio continental.
    A seleção egípcia havia perdido por primeiro jogo por 3 a 2, em casa, e, assim, deixou o torneio classificatória com a derrota por 4 a 3 no placar agregado. Neste sábado, a República Centro-Africana abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo, com o gol marcado por Foxi Kethevoama. O Egito ainda empatou o duelo aos 27 minutos da etapa final, com Emad Moteab, mas mesmo assim acabou sendo eliminado.
    Com esse resultado, a República Centro Africana se classificou para a próxima fase das Eliminatórias da Copa Africana de Nações de 2013, que será disputada em setembro e outubro. O Egito é o maior campeão do torneio continental, com sete títulos, sendo que venceu seguidamente em 2006, 2008 e 2010. Depois disso, porém, não conseguiu mais se classificar para o torneio.

Diego chega a acordo com Atlético de Madri e frustra Flamengo, diz jornal alemão



diego atletico de madri comemora
Depois de uma temporada de sucesso no Atlético de Madri, o meia Diego deve acertar sua permanência no clube para a próxima temporada. O empréstimo do ex-santista já chegou ao fim, mas o time espanhol negocia com o Wolfsburg para selar de vez a contratação dele por três anos. As informações são do jornal alemão Braunschweiger Zeitung.
Reuters
Diego chega a acordo com Atlético de Madri e frustra Flamengo, diz jornal alemãoCobiçado pelo Flamengo ­ e principalmente pelo diretor de futebol Zinho, que sonha em trazer o jogador para a Gávea -, Diego era alvo do clube carioca, mas o Atlético de Madri acabou frustrando as ambições rubro-negras. Depois que o meia se destacou na Europa League ­ marcando, inclusive, um belo gol na decisão que deu o título da competição ao time espanhol -, o clube de Madri decidiu investir em sua contratação e iniciou as conversas com o Wolfsburg,
A equipe alemã, no entanto, não quer ceder Diego por menos do que 10 milhões de euros (R$ 25,4 milhões), já que pagou mais de 15 milhões para tirar o brasileiro da Juventus. O Atlético negocia para baixar esse preço, mas, segundo o jornal alemão, está até considerando pagar tudo o que o Wolfsburg está pedindo por um contrato de três anos com Diego.
Caso o negócio realmente se concretize, o ex-santista deverá ficar até 2015 no futebol espanhol e ganhar 10 milhões de euros por temporada.
Boca faz acertos para ir completo à final - Natacha Pisarenko/AP

Boca faz acordos para ter Schiavi e Roncaglia na decisão; time treinará no Pacaembu terça-feira

Às vésperas da decisão da Libertadores, o Boca Juniors precisou buscar alguns acordos às pressas para regularizar a situação de jogadores que tinham seus contratos chegando ao fim neste final de semana. Entre os titulares, por exemplo, o lateral Roncaglia (autor do gol contra o Corinthians no jogo de ida) e o experiente zagueiro Schiavi não poderiam jogar na quarta porque não teria mais vínculo com o clube argentino até lá.
Por isso, o Boca passou o resto da semana tentando resolver a situação e, aparentemente, conseguiu regularizar tanto os dois jogadores, quando o goleiro Sosa e o atacante Cvitanich - reservas que estavam com o mesmo problema. O clube enviou à Associação de Futebol Argentino (AFA) a documentação para "estender" o contrato dos jogadores por mais uma semana e aguarda a liberação deles, mas não deve ter mais complicações com isso.
No caso de Schiavi, a situação foi resolvida de forma mais simples, já que os direitos do jogador ainda pertencem ao Boca Juniors e ele não tem destino certo após o término da competição. Com Roncaglia, no entanto, o time argentino precisou fazer um acordo com a Fioretina, que já acertou a compra do jogador para a próxima temporada. A equipe italiana aceitou que o lateral jogasse a decisão pelo Boca, mas exigiu um seguro para prevenção contra lesões.
Da mesma forma, o Boca também conseguiu resolver em cima da hora a situação com Cvitanich e Sosa e confirmou, neste sábado, que terá os dois jogadores no banco de reservas na quarta-feira.
Boca planeja treino no Pacaembu na véspera da decisão
Para reconhecer o gramado onde tentará conquistar seu sétimo título da Libertadores, o Boca Juniors já está programando um treino no Pacaembu na terça-feira, um dia antes da final contra o Corinthians. O clube argentino liberou a Bombonera para os rivais fazerem o mesmo na semana passada e quer ter o mesmo ‘privilégio’ agora no Brasil.
O pedido para liberar a Bombonera veio justamente do técnico do Boca, Julio César Falcioni, que queria ter a mesma "gentileza" quando estivesse no Brasil. Em geral, o próprio time argentino não tem o costume de treinar no estádio antes de jogos para preservar o gramado.
O Boca chega a São Paulo na terça-feira, às 12h40, e marcou o treino no Pacaembu para às 19h.

Marcos festeja volta da confiança no grupo do Palmeiras

O ex-goleiro Marcos conhece o Palmeiras como poucos e fala com autoridade sobre o clube que defendeu por quase 20 anos. Agora como embaixador alviverde e torcedor, ele se diz bastante feliz com a fase do time na Copa do Brasil e afirma que a confiança voltou ao grupo. "Vejo um time bastante concentrado. A vitória sobre o Grêmio deu uma confiança a mais", declarou. "E se ganhar a Copa do Brasil a confiança vai aumentar mais ainda".Palmeiras de bem com a vida e com a torcida - José Patricio/AEMarcos sofreu bastante com o Palmeiras nos últimos anos: com fracas atuações e várias decepções em campo, sem contar as suas constantes lesões. Agora, o time pode até nem estar bem no Campeonato Brasileiro (dois pontos em seis jogos), mas está a duas partidas do título da Copa do Brasil. E, se isso acontecer, o ex-goleiro aposta numa melhora do Palmeiras."Talvez tenha atleta que possa jogar ainda melhor depois de uma conquista", disse Marcos, não acreditando que o Coritiba possa repetir o mesmo desempenho que teve contra o Palmeiras na Copa do Brasil do ano passado: no jogo de ida das quartas de final, no estádio Couto Pereira, os donos da casa venceram por 6 a 0."Aquele foi um jogo que deu tudo errado pra gente, jogamos muito mal", recordou o ídolo palmeirense.

Platini sugere disputa da Euro de 2020 em vários paísesDisputa da Euro pode ser em vários países - Alik Keplicz/AP - 12/5/2012A Eurocopa de 2020 poderá ser organizada por 12 ou 13 cidades de todo o continente em uma mudança radical no segundo torneio de futebol mais importante do mundo, disse neste sábado o presidente da Uefa, Michel Platini. A competição é realizada a cada quatro anos e perde apenas para Copa do Mundo em popularidade. Até 12 anos atrás foi disputada em uma única nação.

No entanto, três das últimas quatro edições foram organizadas por dois países, com a Polônia e a Ucrânia sendo as anfitriãs do torneio atual, que vai se encerrar no domingo com a final entre Espanha e Itália. Este ano, o torneio foi realizado em oito cidades.
Mas os gastos dos futuros anfitriões podem crescer após a Uefa decidir aumentar o número de seleções do torneio de 16 para 24 a partir da próxima edição, marcada para a França, em 2016. "Isso pode surpreender", disse Platini, na véspera da final. O torneio "poderia ter um país com 12 cidades ou ter 12 ou 13 cidades de toda a Europa".
O chefe do órgão regulador do futebol europeu disse que a decisão sobre como proceder com a sua ideia será tomada em dezembro ou janeiro. O Comitê Executivo da Uefa, presidido por Platini, estabeleceu maio de 2014 como a data para decidir a sede da Eurocopa de 2020.
"É uma ideia com a qual estou muito apaixonado", disse Platini, que marcou nove gols como capitão da seleção francesa que venceu o torneio em 1984 e que foi disputado por oito equipes. Para Platini, realizar a Eurocopa em 12 ou 13 cidades "será muito mais fácil a partir de uma perspectiva financeira".
O peso sobre os países anfitriões pode ser ainda mais difícil de suportar durante uma crise econômica, que agora afeta países de várias partes do continente. Polônia e Ucrânia tiveram de investir bilhões de dólares em infraestrutura, incluindo a construção de novos estádios e reformas de aeroportos, transporte público, sistemas de comunicação e avenidas.
"Nós não precisamos construir aeroportos, especialmente neste momento em que temos uma crise econômica", argumentou Platini. "Nós vamos ter mais jogos nos estádios e, se você olhar para o investimento nos estádios para apenas três jogos, é muito caro", disse referindo aos gastos feitos em cidades como Kharkiv e Lviv, que sediaram apenas três partidas nesta Eurocopa.

Roma contrata Marquinho em definitivo

Ex-jogador do Fluminense, apoiador custou cerca de R$ 9,1 milhões ao clube italiano. Contrato irá até o junho de 2016
Roma contrata jogador em definitivo Divulgação/SiteOficial/Roma Roma contrata jogador em definitivo / Divulgação/SiteOficial/RomaA Roma (ITA) anunciou nesta sexta-feira a contratação do apoiador Marquinho, do Fluminense. O clube italiano irá pagar cerca de R$ 9,1 milhões, em duas parcelas, para poder contar em definitivo com o jogador. Seu novo vínculo com a Roma irá até o fim de junho de 2016.
 O clube italiano irá pagar a primeira parcela, de 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 4,3 milhões), em 10 de julho deste ano. A outra parte somente no ano que vem,  também no dia 10 de julho. Marquinho já havia sido emprestado pelo Fluminense a Roma anteriormente, durante o primeiro semestre deste ano (custo foi de R$ 689 mil).
 Também com o número 7, o apoiador disputou 16 jogos pelo time italiano e marcou três gols. Já pelo Fluminense, ele entrou em campo 158 vezes e balançou as redes em 18 oportunidades. Pela negociação, o Tricolor das Laranjeiras deverá receber pouco mais de R$ 1,3 milhão.

Joel diz não ligar para boatos sobre demissão

Técnico, porém, mostra irritação, exalta seus feitos e diz que merece ter um busto no Flamengo
Joel durante treino desta sexta / Maurício Val/Vipcomm
Joel durante treino desta sexta Maurício
A procura da diretoria rubro-negra por um novo treinador não incomodou Joel Santana. Pelo menos em seu discurso, ele fez questão de deixar claro que não se sente pressionado com a possibilidade de perder o cargo. Enquanto o Rubro-Negro não acerta com um substituto, Joel tem a missão de comandar o time diante do Atlético-GO, no próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro.
“Nessa altura da vida não posso me preocupar com qualquer boato, eu trabalho olho no olho. Eu sou campeão da vida, de caráter, de trabalho. Tudo que consegui não foi fazendo média.  Eu viajei muito, então não posso ficar preocupado por tudo que sai no noticiário”, disse.
A cada pergunta, Joel parecia mais irritado. Embora não tenha fugido dos assuntos, o treinador passou a falar sobre suas conquistas na carreira e a quinta passagem pelo Flamengo.
“Era para eu ter um busto lá (na Gávea). Tenho currículo, tenho nome... Eu não posso ser analisado por uma ou duas partidas, tenho que ser analisado por tudo que já fiz aqui. Eu sou notícia. Quem é que vende notícia? Se eu contar minha história não vai caber no seu noticiário. Eu sou estrela. Estrela é assim. Eu tenho que saber conviver com isso. São méritos adquiridos pela estrada que eu percorri”, afirmou.
Na última terça-feira, o diretor de futebol, Zinho, chegou a dar uma declaração afirmando que não garantia o treinador. Mesmo com o discurso de seu superior, Joel garante não estar abatido.
“É um direito dele, é um gerente do clube. Fala o que quiser. Eu não espero nada, estou aqui para cumprir o meu contrato”, finalizou.

Prefeito de Palestina pensa em colocar telão

Nicanor Nogueira Branco quer receber Romarinho com todas as honras após a Libertadores
Romarinho comemora gol: prefeito que fazer do atacante 'embaixador' de Palestina / Daniel Garcia/AFP Romarinho comemora gol: prefeito que fazer do atacante 'embaixador' de Palestina Daniel Garcia Oito minutos. Esse foi o tempo que Romarinho precisou para conquistar um lugar no coração da Fiel torcida corintiana ao marcar o gol de empate contra o Boca Juniors, quarta-feira, no estádio La Bombonera, em Buenos Aires, no primeiro jogo da final da Libertadores.
Além da torcida alvinegra, o jovem de 21 anos arrebatou também o carinho do prefeito de Palestina, cidade que fica a 490 km, da capital, que tem 11 mil habitantes, aonde nasceu o atacante corintiano.
Nicanor Nogueira Branco ficou tão satisfeito com o desempenho do ‘filho ilustre’ que pensa em fazer uma homenagem. “Pretendo colocar um telão na praça principal para que todos acompanhem o jogo da final. Espero que dê tempo”, disse em entrevista exclusiva ao band.com.br.
Mas parece que as homenagens não vão parar por ai. “Espero recebê-lo na prefeitura com todas as honras que ele merece”. Ele pretende também colocar o jogador em destaque. “Quero que o Romarinho seja o ‘Embaixador do Esporte’ da cidade”.

O prefeito destacou que, antes de se apresentar oficialmente ao novo clube, teve um contato com o jogador. “Falei com o Romarinho na Festa do Peão da cidade, onde ele foi ao meu camarote. Naquele dia, desejei toda a sorte e sucesso no Corinthians, já que sou corintiano. Pedi também para que ele tivesse a cabeça no lugar”.
Nicanor conta que sempre sonhou que um dia poderia ter um ‘filho ilustre’ despontando no cenário nacional.  “Gostaria de ver um atleta de Palestina no mais alto escalão do esporte, seja na Olimpíada ou vestindo a camisa da seleção brasileira. E acho que isso vai acontecer em breve”.
O prefeito também fez questão de lembrar que o atacante começou a sua carreira na escolinha da prefeitura. “O Romarinho deu os seus primeiros passos lá”, lembrou.

Prefeito revela ter encontrado com Romarinho em festa
Prefeito revela ter encontrado com Romarinho em festa - Divulgação

S: Fama de mau pagador atrapalha o Fla na busca por reforços. Conheça argentinos em pauta

O Flamengo procurou representantes do meia Diego "Cachete" Morales, vice-campeão argentino pelo Tigre


Mauro Cezar Pereira
S: Fama de mau pagador atrapalha o Fla na busca por reforços. Conheça argentinos em pauta

O Flamengo procurou representantes do meia Diego "Cachete" Morales, vice-campeão argentino pelo Tigre. O clube recebeu a oferta de outro "enganche", esse mais armador, menos ofensivo, Victor Figueroa, do Newell's Old Boys. Mas esbarra na falta de credibilidade no mercado. A fama de clube que não costuma pagar em dia compromissos assumidos é conhecida. E isso tem atrapalhado.
Vice-campeão argentino, Morales tem 25 anos e começou no Chacarita Juniors. Desde 2010 veste a camisa do Tigre e foi relacionado para o confronto entre Argentina e Brasil, em Córdoba, no ano passado, um dos famosos "Superclásicos de las Américas". Figueroa tem 28 anos e também foi revelado pelos "Funebreros'. Desde 2011 defende o Newell's Old Boys.
Segundo a imprensa argentina, o meia Héctor Canteros, do Vélez Sarsfield, também estaria nos planos rubro-negros. Ele foi revelado pelo próprio "Fortín" e joga entre os profissionais desde 2008. Tem 23 anos e atua como meia, mais pela direita. Gosta de passes longos e é muito promissor. O técnico da Argentina, Alessandro Sabella, o convocou para os jogos contra o Brasil no ano passado.


Recuperado, Zizao inicia treinos com bola para voltar no Brasileiro

Sem entrar em campo neste final de semana em virtude do adiamento da partida contra o Botafogo, o Corinthians pode ter uma surpresa na sequência do Campeonato Brasileiro: Chen Zizao. Recuperado de uma cirurgia no ombro esquerdo, o chinês realizou o primeiro treino com bola nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava.
Enquanto os titulares faziam exercícios leves de corrida ao redor do gramado, e os reservas participavam de um rachão sob os olhares do técnico Tite, Zizao batia bola com dois companheiros recém-oriundos da base que também se recuperam de lesão. O departamento médico ainda não estipula data de retorno, nem o comandante.
Zizao foi contratado pelo Corinthians em fevereiro, como peça do atuante marketing alvinegro, e ficou à disposição do técnico Tite uma única vez, quando foi relacionado para o banco de reservas e ouviu a "palestra" de Tite. O chinês sofreu uma luxação no ombro esquerdo e operou com sucesso no dia 10 de maio.
Há um mês, o jogador apareceu, à paisana, no CT Joaquim Grava, para observar um treino do Timão, mas depois seguiu a recuperação normalmente na academia do clube.

STJD suspende julgamento e Série C pode ter 21 clubes

O tão aguardado julgamento por Treze-PB e Brasil-RS terem utilizado a Justiça Comum para serem inclusos na Série C do Campeonato Brasileiro não aconteceu nesta sexta-feira. Isso porque o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) retirou os dois processos da pauta do dia sob alegação de que o problema ainda está em curso. Uma nova reunião, na próxima semana, pode até incluir o clube paraibano na competição.
O anúncio foi feito por Renata Quadros, presidenta da Quarta Comissão Disciplinar, logo no início da sessão desta sexta, por volta das 14 horas. De acordo com ela, não seria prudente julgar os dois casos neste momento. Mesmo assim, os processos continuaram na mesma comissão, mas sem data definida para novo julgamento.
Este adiamento pode aproximar o clube paraibano da Série C. O juiz Falkandre Queiroz, da 1.ª Vara Cível de Campina Grande (PB) deu mais um parecer favorável ao Treze. Com isso, a CBF se viu obrigada a realizar mais uma reunião conciliatória com os dirigentes paraibanos.
Com a nova reunião, há a possibilidade de o clube de Campina Grande ser o 21.º clube da terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Isso porque a CBF já assegurou a vaga do Rio Branco-AC na competição e será muito difícil de o time acreano perdê-la.
A CBF, assim como o STJD e o Rio Branco, poderia ser punida a pagar R$ 100 mil diários caso a Série C começasse sem o time da Paraíba. A substituição do Rio Branco pelo time paraibano é pouco provável, uma vez que a entidade máxima do futebol nacional já divulgou os jogos que irão abrir a competição neste final de semana.

'Todos fazem o que fiz', diz Luis Fabiano antes de julgamento na terça por xingar árbitro


Luis Fabiano xingou o árbitro após ser expulso na partida contra o Atlético-MG pelo Brasileiro
'Todos fazem o que fiz', diz Luis Fabiano antes de julgamento na terça por xingar árbitroNa terça-feira, Luis Fabiano será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por sua expulsão na vitória sobre o Atlético-MG, correndo risco de pegar suspensão de até 12 jogos. O atacante, porém, não acredita em um gancho tão grande, pois está convicto de que não cometeu um erro incomum.
"Se acontecer comigo pelo que fiz, vai acontecer com a maioria dos jogadores. Todos fazem o que fiz", defendeu-se o camisa 9. "Por mais que tenham acontecido coisas muito ruins, vai correr tudo bem, se Deus quiser. Estou tranquilo, sei que os advogados estão cuidando do caso. Estou muito confiante."
A Procuradoria do STJD, contudo, fez um trabalho que não justifica tamanho otimismo do jogador.
O capitão do São Paulo foi enquadrado em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): o 258, por assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva, e 243, por ofender alguém em sua honra por fato relacionado diretamente ao desporto.
Nos dois artigos, a pena é de uma a seis partidas, sendo que 243 ainda prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil. Caso seja punido em ambos, a suspensão será somada - como Luis Fabiano já cumpriu o gancho automático na partida seguinte, na derrota para a Portuguesa, o período máximo sem jogar será de 11 rodadas do Brasileiro.
O que complicou a vida do astro foi a súmula do árbitro Elmo Alves Resende Cunha. Foi relatado que, pouco após receber amarelo por falta, o atleta reclamou dizendo "P... Marca só uma seu m..., ‘tá’ inventando desde o início, é muito fraco" e, depois de levar o vermelho, falou "Seu filho da p..., você é um viado, dá vontade de meter o soco na sua cara, vagabundo, te encher de pancada", sendo contido por colegas e adversários.
Até os dirigentes do São Paulo concordaram com a expulsão, tanto que multaram o jogador, que já havia sido suspenso no Brasileiro por ter levado três amarelos - no campeonato, o atacante recebeu três amarelos e um vermelho, excluindo o amarelo anterior à expulsão dentro do jogo. "São coisas do passado", disse o camisa 9, que já pediu desculpas à torcida pelas advertências que recebe em campo.
Zagueiro Lúcio rescinde contrato e deixa a Inter de Milão

    Lúcio, capitão do Brasil na Copa do Mundo de 2010, negociaria com Juventus. Foto: APMILÃO - A Inter de Milão anunciou nesta sexta-feira a rescisão de contrato do zagueiro Lúcio, de 34 anos. O brasileiro ainda tinha mais dois anos de vínculo com o clube italiano, mas as partes entraram em acordo e decidiram interromper este ciclo. A confirmação foi dada pela equipe, através de um comunicado em seu site oficial."A Internazionale comunica que depositou o documento oficial para a rescisão consensual e amigável do contrato com Lúcio", apontou o clube. "A Lúcio e sua família, o mais afetuoso adeus de todos da Inter", completou.Com a saída do clube italiano, crescem as especulações sobre o futuro do jogador. São Paulo e Internacional já manifestaram o interesse em contar com o futebol de Lúcio, mas terão que concorrer com clubes estrangeiros. De acordo com a imprensa europeia, o Fenerbahçe estaria próximo de um acordo.Pela Inter de Milão, Lúcio atuou em 136 partidas oficiais e marcou cinco gols. Ele esteve presente nas conquistas de um Campeonato Italiano, duas Copas da Itália, uma Liga dos Campeões da Europa e um Mundial de Clubes.Para contar com o futebol do jogador, o Internacional tem a seu favor o fato de ter revelado Lúcio para o futebol. Em 2001 ele foi para o Bayer Leverkusen, onde ficou por quatro temporadas, até ir para o Bayern de Munique. O zagueiro chegou à Inter de Milão em 2009.

Palmeiras quer seleção italiana para abrir comemorações do centenário e na Copa das Confederações


Arnaldo Tirone e o ex-goleiro Marcos
A confirmação da seleção italiana na Copa das Confederações, com a vitória sobre a Alemanha na semifinal da Eurocopa, animou a diretoria do Palmeiras. Com o sonho antigo de abrigar a delegação da Azurra em suas dependências, o presidente Arnaldo Tirone confirmou nesta quinta-feira que pretende trazer a seleção italiana para abrir as festividades do centenário do clube ­ comemorado em 2014 ­ já no ano que vem.
Palmeiras quer seleção italiana para abrir comemorações do centenário e na Copa das Confederações"Vamos montar uma comissão que vai cuidar de todos os projetos do centenário do clube já a partir do próximo ano. Não podemos ficar parados. Independentemente de quem seja o presidente a partir de janeiro de 2013, precisamos nos adiantar", disse Tirone.
O ministro Aldo Rebello, declaradamente torcedor alviverde, também deve participar da comissão. O clube planeja levar os italianos para visitarem as obras da Nova Arena palestra Itália, e conversa com o departamento de marketing em busca de novas ações. A intenção é convecê-los de que a identificação do Palmeiras com a Itália e a boa estrutura podem convencê-los a se hospedarem no clube.
"Nos dois últimos anos, recebemos a cúpula de grandes seleções, como Inglaterra, Alemanha e a própria Itália. Também recebemos a seleção italiana feminina de futebol durante o início deste ano e eles gostaram muito do nosso centro de treinamento. Vamos trabalhar essa possibilidade com muito carinho. Já temos conversas para trazer a Itália aqui no Palmeiras. Seria um grande acontecimento para o nosso centenário", completou o presidente palmeirense.

Futebol feminino anuncia lista olímpica sem surpresa


"Marta, novamente, é o destaque do time"
Futebol feminino anuncia lista olímpica sem surpresasTERESÓPOLIS - O técnico Jorge Barcellos anunciou nesta sexta-feira, na Granja Comary, em Teresópolis, a lista de 18 jogadoras que representarão a seleção brasileira feminina de futebol nos Jogos Olímpicos de Londres. Entre as convocadas, nenhuma surpresa, e as principais destaques são Marta, que está no Tyreso, da Suécia, e Cristiane, que atua no Roosiyanca, da Rússia.
Ambas são algumas das mais experientes do grupo. Mesmo com apenas 26 anos, Marta vai para sua terceira Olimpíada e é a principal esperança da seleção, que ainda busca seu primeiro ouro na competição. Situação semelhante à da atacante Cristiane, que tem 27 anos e também vai para seu terceiro Jogos.
A mais experiente do elenco, no entanto, é a meio-campista Formiga. Aos 34 anos, a jogadora do São José disputará sua quinta edição de Jogos Olímpicos. Por outro lado, a seleção também contará com nomes como o da atacante Thaisinha, do Vitória, de Pernambuco, que tem apenas 18 anos e vai para sua primeira Olimpíada.
Esta será a quinta edição do torneio de futebol feminino em Jogos Olímpicos, sendo que a primeira foi em Atlanta, em 1996. Nas duas primeiras participações, o Brasil ficou na quarta colocação. Já nas duas últimas (Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008), a seleção conquistou a medalha de prata, perdendo para os Estados Unidos na final.
Antes de ir para Londres, as comandadas de Jorge Barcellos disputarão um torneio preparatório na Suíça, no qual enfrentarão Colômbia e Canadá. A estreia na Olimpíada será diante de Camarões, no dia 25 de julho. Além das camaronesas, as outras adversárias do grupo serão País de Gales, Nova Zelândia e Grã-Bretanha, dona da casa.
Confira a lista de 18 convocadas:
Aline Pellegrino - Football Club Roosiyanca/Rússia
Andreia Suntaque - Juventus/SP
Barbara Micheline - Foz Cataratas/PR
Bruna - Foz Cataratas/PR
Cristiane - Football Club Roosiyanca/Rússia
Daiane - São José/SP
Elaine - Tyreso/Suécia
Erika - Centro Olímpico/SP
Ester - Football Club Roosiyanca/Rússia
Fabi - Football Club Roosiyanca/Rússia
Formiga - São José/SP
Francielle - São José/SP
Grazielle - Associação Portuguesa de Desportos - Lusa/SP
Marta - Tyresö/Suécia
Maurine - Centro Olímpico/SP
Renata Costa - Foz Cataratas/PR
Rosana - Olympique Lyonnais/França
Thaisinha - Vitória/PE

Justiça gaúcha interdita Beira-Rio

MP gaúcho havia pedido pelo fechamento do estádio enquanto as obras acontecessem, por questão de segurança. Inter vai recorrer
Obras no Beira-Rio para a Copa / Divulgação/Site Inter
Obras no Beira-Rio para a Copa Divulgação/Site Inter
Depois de uma visita na última quarta-feira, o juiz João Ricardo dos Santos Costa definiu nesta sexta-feira pela interdição do Estádio Beira-Rio para eventos esportivos e culturais. O Ministério Público gaúcho havia pedido pelo fechamento do complexo enquanto as obras para a Copa do Mundo acontecessem, por problemas de segurança. Em nota oficial, o Inter avisou que vai recorrer.
A decisão determina multa de R$ 1 milhão para descumprimento do parecer do juiz. O texto afirma que qualquer atividade que utilize as arquibancadas está proibida. A segurança dos torcedores ou frequentadores foi o mais colocado em xeque por Costa, que reconheceu os esforços do Inter em deixar tudo correto, mas considerou insuficiente.
“Como dito no início, o problema não está nas medidas que estão sendo tomadas, mas nos resultados que se possam alcançar diante de um evento extraordinário. Sintomático é o fechamento de todos os demais estádios do país que estão em obras. Em matéria de segurança, a prevenção é um componente fundamental, daí a necessidade de antever eventos que não são impossíveis de acontecer”, destacou Costa, na decisão divulgada pelo Tribunal de Justiça.
O Beira-Rio tem previsão de ficar pronto apenas no final de 2013. Esse prazo pode mudar com o fechamento do complexo, já que a Andrade Gutierrez poderá colocar mais gente para trabalhar na reforma. A situação, inclusive, foi proposta pela empreiteira nas negociações com o clube, que bateu o pé e não quis o fechamento.
Atualmente, o futuro estádio da Copa do Mundo de 2014 está em obras, após a concretização da parceria, há 90 dias. A arquibancada inferior está destruída quase em sua totalidade - falta apenas metade do quadrante 3, a chamada geral, e o quadrante 2.
O Inter já estudava locais para mandar suas partidas para quando não tivesse casa - o planejado era no segundo semestre de 2013, por conta da necessidade de mexer no gramado. Uma ronda por cidades do interior gaúcho que tem maior número de associados não está descartado. Os estádios do Vale e Centenário, do Novo Hamburgo e do Caxias, respectivamente, estão na pauta.
A nota oficial do Inter:
"O Sport Club Internacional recebeu, há poucos instantes, o teor da decisão da lavra do Dr. João Ricardo dos Santos Costa, da 16ª Vara Cível de Porto Alegre, que deferiu a liminar pleiteada pelo Ministério Público e determinou a interdição do estádio Beira-Rio para eventos esportivos e culturais, ou que impliquem na utilização das arquibancadas do Estádio. O Clube, a partir de agora, passa a elaborar o recurso que será interposto perante o Tribunal de Justiça do Estado do RS, objetivando a cassação da liminar deferida."

Sorteio dos grupos da Copa-2014 será na Bahia

Anúncio foi feito por Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa
Valcke (centro) visitou as obras de Brasília nesta quinta / EVARISTO SA/AFP
Valcke (centro) visitou as obras de Brasília nesta quinta .
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 será realizado na Costa do Sauípe, na Bahia, em dezembro de 2013. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, durante a visita ao estádio Mané Garrincha, em Brasília, nesta quinta-feira. "Esta manhã foi tomada uma decisão sobre o sorteio final, na Bahia. O da Copa das Confederações em São Paulo e o sorteio final na Bahia", disse Valcke, que esta semana, já visitou as obras de Natal e Pernambuco.
São Paulo, que ao lado de Fortaleza tinha esperança em receber o evento, ficará apenas com o sorteio da Copa das Confederações, que está confirmado para 1º de dezembro de 2012, no Complexo do Anhembi.

Romarinho vira herói da Fiel com dois toques

Jogador age com extrema frieza após marcar o gol de empate em plena Bombonera e deixar o Corinthians mais perto do título inédito
Com Liedson e Paulinho, Romarinho é observado por Orion diante de uma silenciosa torcida xeneize após gol de empate / Alejandro Pagni/AFP Com Liedson e Paulinho, Romarinho é observado por Orion diante de uma silenciosa torcida xeneize após gol de empate . A torcida do Corinthians acordou na quarta-feira pensando na Bombonera, mas foi dormir falando de Romarinho. O atacante fez a alegria da Fiel na noite da primeira final da Libertadores com apenas dois toques na bola nos cerca de 10 minutos em que esteve em campo: um deles em uma rápida disputa de cabeça no meio de campo. O outro para marcar o gol de empate contra o Boca Juniors no temido estádio. Para a torcida, um feito heroico. Para o próprio Romarinho, porém, não parece grande coisa.
O jogador não repetiu a euforia que costuma tomar conta dos jovens que fazem gols decisivos e, com uma naturalidade de quem parece fazer gols toda semana na Bombonera, Romarinho evitou frases de efeito e repetiu algumas das declarações mais batidas do futebol.
“Entrei numa fase muito boa, que todo mundo está se ajudando, e fico feliz. Há um mês estava no Bragantino. Não tem preço isso, de chegar e ter oportunidade de disputar a Libertadores, um título que o Corinthians não tem, e estamos perto de conquistar”, disse o atacante, que teve muita clareza para explicar o gol – um leve toque por cima do goleiro Orion, em lance que lembrou  o baixinho  Romario.

Tite diz o que espera do Timão em casa

'Tem que marcar como fez no primeiro tempo, e criar como nos 15 minutos finais', diz o técnico, usando como base a atuação na Bombonera
Tite comemora gol com outros jogadores na Bombonera / Alejandro Pagni/AFP Tite comemora gol com outros jogadores na Bombonera Os jogadores do Corinthians deixaram o gramado da Bombonera comemorando o empate fora de casa, mas a maioria criticou a atuação do time diante do Boca Juniors. Tite não foi diferente, mas enxergou de onde tirar o que de bom teve a equipe no primeiro duelo da final, para levar ao Pacaembu.
“Tem que marcar como fez no primeiro tempo, e criar como nos 15 minutos finais”, disse Tite nesta quinta, ao analisar o desempenho do Corinthians. Questionado pelos jornalistas, concordou que os jogadores não sentiram a pressão do temido estádio xeneize. E garantiu que estava tudo dentro do esperado: “Foi tudo planejado”.
“O time até sente (a pressão), mas não pode sentir muito. Tem que saber administrar. A equipe foi cascuda”, afirmou o técnico, que não acredita na influência de atos hostis por parte da torcida no resultado.
“Pedra e foguete não ganham jogo”, disse.

Itália vence Alemanha e está na final

Italianos não tomaram conhecimento da favorita Alemanha e agora encaram a Espanha na decisão
Balotelli comemora um de seus dois gols na partida / Gabriel Bouys/AFP Balotelli comemora um de seus dois gols na partida
Com dois gols de Balotelli, a Itália derrotou a Alemanha por 2 a 1 nesta quinta-feira, em Varsóvia, e garantiu vaga na final da Eurocopa. Na decisão, a Azurra enfrentará a Espanha, atual campeã – o duelo acontece no domingo, às 15h45, em Kiev.

O jogo
A Alemanha teve velocidade, volume de jogo e chances para marcar o primeiro gol. Os primeiros minutos indicavam que seriam uma pressão descomunal. Pirlo salvou em cima da linha. A defesa da Itália levou sorte no lance seguinte porque a bola bateu em Barzagli, saindo pela linha de fundo. E o mastodôntico Buffon espalmou disparo complicado de Kroos.
 Mas a Azzurra tem um meio de campo paciente e sapiente. Começou testando Neuer com chutes d fora da área, sem conseguir penetrar na área rival.
 Depois, duas enfiadas preciosas e conclusões cirúrgicas. Cassano apareceu do lado esquerdo e centrou para Balotelli, que, de cabeça, jogou no contrapé do goleiro alemão. Novo lançamento para o "bad-boy" (Montolivo foi o autor), que fulminou Neuer. Ou seja, em dois lances. Dois gols. Precisão máxima!
 Balotelli chuta para marcar seu segundo gol na partida - Christoff Stache/AFP
 O time alemão não teve escolha. Seguir pressionando e tentar, ao máximo, ficar com a bola. Reus tentou colocar fogo no jogo. Klose substituiu um apagadíssimo Mario Gomez. O gol saiu apenas com Özil nos descontos, numa cobrança de pênalti.
 A Itália soube se defender muito bem. Além do ótimo Buffon, um dos pontos fortes do time de Prandelli é o desarme e o bloqueio das jogadas do adversário. A Espanha, próximo rival, já havia sofrido com o poder de marcação da Azzurra durante a fase de grupos.
 Para encerrar, com a Alemanha batida e estirada, a Itália, já sem Balotelli, por piedade, não fez mais três gols.
 Alemães lamentam queda diante dos italianos - Patrik Stollarz/AFP


ALEMANHA 1 X 2 ITÁLIA
Local: Estádio Nacional de Varsóvia, Varsóvia (POL)
Data-Hora: 28/06/2012, às 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)
Cartão Amarelo: Hummels (ALE); Balotelli, Bonucci, De Rossi, Thiago Motta (ITA)
Cartão Vermelho:
Gols: Balotelli, 19'/1ºT (0-1); Balotelli, 36'/2ºT (0-2); Özil, 46'/2ºT (1-2)

ALEMANHA: Neuer; Boateng (Müller, 25'/2ºT), Hummels, Badstuber e Lahm; Khedira, Schweinsteiger, Kroos e Özil; Podolski (Reus, Intervalo) e Mario Gomez (Klose, Intervalo). Técnico: Joachim Löw

ITÁLIA: Buffon; Balzaretti, Bonucci, Barzagli e Chiellini; De Rossi, Pirlo, Marchisio e Montolivo (Thiago Motta, 18'/2ºT); Balotelli (Di Natale, 24'/2ºT) e Cassano (Diamanti, 12'/2ºT). Técnico: Cesare Prandelli.

Veja como chegam Timão e Boca para a final

Portal da Band faz um raio-X dos dois finalistas da Libertadores
Boca e Corinthians começam a decidir a Libertadores 2012 / Nelson Almeida/AFP Boca e Corinthians começam a decidir a Libertadores 20
Chegou a hora do primeiro encontro entre Corinthians e Boca Juniors na final da Libertadores, no duelo que vale a afirmação e fim da cobrança para um, e supremacia histórica para o outro. Para saber o que vem por aí, o band.com.br preparou um raio-x de como chegam os dois gigantes da América do Sul para a decisão. Como é o momento dos times? E a pressão sobre os jogadores? Confira:

Momento
O Corinthians vai mal no Brasileirão, apesar da vitória no clássico contra o Palmeiras no domingo. Mas... Quem liga? Todos admitem que só pensam na Libertadores e, na competição, o momento é o melhor possível. Depois de uma primeira fase sem sustos, assim como as oitavas de final, passou por dois rivais “caseiros” nas quartas e na semi – Vasco e Santos. Este último, em dois embates épicos, o que encheu de moral um time já muito pressionado.
O Boca Juniors perdeu o Campeonato Argentino no último domingo, mas parece não ter ligado muito. Jogou a última rodada com poucas chances de título e, também por isso, jogou com time reserva. Ainda joga a final da Copa da Argentina. Na Libertadores, foi “comendo” pelas beiradas. Começou mal, perdeu em casa para o Fluminense e acordou de vez. Quando todos foram reparar, o time já estava na final. A perda do Clausura não doeu, e o Boca chega forte para a final.

Fase dos principais jogadores
Sem uma estrela, o Corinthians não é dependente de uma estrela. O time de Tite não costuma sentir quando um ou dois jogadores vão mal – porque o conjunto dá conta do recado. Mas tem pelo menos uma força em cada setor. Chicão é a experiência na zaga, a dupla de volantes Paulinho e Ralf marca e avança e Emerson “Sheik” é o incansável desbravador de defesas. Este, mesmo quando não está em grande dia, dá trabalho pela experiência. Assim foi no primeiro jogo contra o Vasco.
No Boca, brilha a estrela solitária de Riquelme. E o craque parece viver mais uma grande fase. O início, assim como o time, não foi bom. Mas o futebol do argentino foi evoluindo e, dentro de um esquema em que joga livre, protegido por três volantes, vem resolvendo. É frio o bastante para não sofrer pressão na final e pode dar a sétima Libertadores ao Boca. Dessa vez em voo quase solo.

Pressão
O Corinthians nunca esteve tão perto quanto agora, e a pressão da torcida pelo título vem crescendo a cada fase. O time de Tite é tarimbado e não parece sofrer com isso. Mas só será possível saber quando os jogadores encararem a Bombonera.

O Boca joga sua 10ª final de Libertadores, tem seis títulos e parece longe de sentir pressão. Mas a conquista este ano ganhou contornos ainda mais históricos: se vencer, iguala os sete canecos do Independiente.

Corintiano expressa em faixa o destino que deseja para o Timão
Corintiano expressa em faixa o destino que deseja para o Timão - Foto: Nelson Almeida/AFP

Tradição na LibertadoresÉ o ponto fraco do Corinthians, que nunca ganhou a América – apesar de ter vencido um Mundial. Até a edição deste ano, nunca havia sequer chegado a uma final. Antes, a melhor campanha havia sido a semifinal de 2000, quando perdeu para o rival Palmeiras. Já o Boca tem “somente” 23 participações, contra 10 do Timão. São sete títulos em 10 finais. Para aumentar ainda mais a moral xeneize, três delas foram com vitórias sobre brasileiros: Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio.

Físico
O Corinthians descansa desde a última quarta-feira, após a semi contra o Santos. Tite poupou os titulares no domingo, contra o Palmeiras, e deixou todo mundo só pensando no Boca – e sem gastar energias. No Boca, esperava-se que a última rodada do Argentino fosse tirar alguma força do time para a Libertadores. Mas o técnico Julio César Falcioni jogou com o time reserva. A princípio, os dois times chegam fisicamente zerados para a decisão, mas o Boca tem mostrado certo cansaço na segunda etapa dois jogos. A conferir.


Boca poupou titulares na última rodada do Clausura
Boca poupou titulares na última rodada do Clausura - Foto: Daniel Vides/NA/AFP

DesfalquesSem problemas de lesão ou suspensão, ambos os técnicos contam com força máxima. Tite ainda terá o retorno de Emerson Sheik, que pegou gancho automático na segunda semi contra o Santos.

Últimas conquistas
O Boca ganhou o Apertura do Argentino no segundo semestre de 2011 e chegou perto este ano. A última Libertadores foi vencida em 2007, sobre o Grêmio. O Corinthians ganhou o Brasileiro do ano passado, em uma temporada que começou com eliminação na Pré-Libertadores e terminou com festa no Pacaembu.


Emerson treina na Bombonera - Foto: Alejandro Pagni/AFP

Espanha vence nos pênaltis e avança à final

Depois de 120 minutos sem gols, Fúria bate Portugal nas cobranças de penalidades e faz a terceira decisão seguida
Jogadores da Fúria comemoram classificação para a final / Damien Meyer/AFP
Jogadores da Fúria comemoram classificação para a final
De toque em toque, a Espanha volta a uma final de Eurocopa em 2012. Depois de 120 minutos de intensa e pouco produtiva troca de passes e placar em branco com Portugal, a Fúria levou a melhor na disputa por pênaltis para se garantir na decisão.
Bom futebol mesmo em Donetsk (Ucrânia), nesta quarta-feira, só nos 30 minutos de prorrogação, quando os espanhóis mostraram porque dominam o mundo da bola atualmente. Mas nada de gol.
Nas cobranças de penalidades, valeu a moral de um time que se acostumou com grandes decisões. A de domingo será a terceira seguida, quando a seleção poderá completar uma inédita sequência, depois do título da Euro de 2008 e a Copa do Mundo de 2010. A fama de amarelona, pelo jeito, ficou mesmo para trás. E o time de Vicente Del Bosque, agora, pode fazer história. Se vencer a final, conquista o terceiro título continental e se iguala aos alemães. Além disso, ganha um inédito bi seguido com um Mundial entre as competições.
Já Portugal não conseguiu repetir a façanha de 2004, quando chegou à decisão. Comandada por Cristiano Ronaldo, que não teve as mesmas atuações inspiradas dos dois últimos jogos, a seleção segue sem um título de importância. Mas deixa a competição com um honroso lugar entre os quatro melhores da Europa, com uma eliminação diante do atual “bicho-papão” do futebol mundial. Além disso, conseguiu mostrar mais do que algumas jogadas de efeito de Ronaldo.
A estrela solitária de Portugal, que perdeu a melhor chance lusa no tempo normal, nem chegou a cobrar sua penalidade. Antes dela, João Moutinho e Bruno Alves desperdiçaram para os portugueses, enquanto Pepe e Nani converteram. Pela Espanha, Alonso abriu a série perdendo, mas, depois dele, todos fizeram: Iniesta, Piqué, Sergio Ramos – de cavadinha – e Fàbregas.
Na final, a Espanha pode repetir o duelo decisivo de 2008, contra a Alemanha. Os germânicos encaram os italianos nesta quinta-feira, na outra semifinal da Euro.

Cristiano Ronaldo deixa o campo desolado após eliminação
Cristiano Ronaldo deixa o campo desolado após eliminação - Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP

O jogo
Sem conseguir se aproximar muito da área, os espanhóis não conseguiram criar jogada alguma que levasse perigo ao goleiro Rui Patrício. O arqueiro português só foi exigido no segundo tempo no chute de fora da área de Xavi.
A Espanha se ressentiu de um atacante mais poderoso. A tentativa de Del Bosque com Negredo e David Silva não rendeu frutos, pois a forte marcação portuguesa impedia que a bola chegasse à dupla. Daí as entradas de Fàbregas e Navas no segundo tempo. Outra alteração que chamou a atenção foi a saída de Xavi para a entrada do atacante Pedro, um sinal de que o jogo de toque de bola espanhol não estava funcionando.
Portugal era a antítese da Fúria. Quando conseguia tomar a bola, saía em velocidade para tentar surpreender a defesa espanhola. Nani e Cristiano Ronaldo desciam pelas pontas, dando muito trabalho a Sergio Ramos e Jordi Alba.
As finalizações portuguesas foram todas para fora, mas foi o time luso que chutou mais a gol e esteve mais perto de tirar o zero no placar durante os 90 minutos. Infelizmente a pontaria de Cristiano Ronaldo não estava tão calibrada como o camisa 7 desejava, e invariavelmente os arremates saíam por cima do gol de Casillas. O astro do Real Madrid teve a chance de definir o duelo nos minutos finais, quando recebeu cara a cara com Casillas e mandou a bola na arquibancada da Donbass Arena.
O tempo passava e a permanência do 0 a 0 transformava a partida em um caldeirão de nervosismo. As entradas ríspidas se sucediam e muitos cartões amarelos foram mostrados no segundo tempo pelo árbitro turco Cüneyt Çakir. A prorrogação acabou sendo uma consequência óbvia.

Espanha melhora

Na prorrogação a Espanha ganhou o domínio do jogo. Jogar em alto ritmo, marcando em cima durante os 90 minutos, esgotou os jogadores portugueses. Portugal apenas se defendia e os espanhóis sufocavam.
Já no primeiro tempo dos 30 minutos extras, a Fúria teve a sua melhor chance na partida. Curiosamente a jogada nasceu de um chute bisonho de Navas, que não saiu. Pedro recolheu a bola, deu dois chapéus sobre João Pereira e passou para Iniesta, quase na pequena área, finalizar. Rui Patrício executou o seu milagre, impedindo o gol certo.
A defesa portuguesa brilhou no segundo tempo da prorrogação. Rui Patrício fez outra grande defesa em chute de Navas, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão espanavam todas as bolas. Os espanhóis dominavam, empurravam os lusos, que resistiam bravamente e conseguiram levar a decisão da vaga na final para os pênaltis.
Os espanhóis começaram mal, pois Rui Patrício defendeu o arremate de Xabi Alonso. Porém João Moutinho também foi parado por Casillas e Bruno Alves mandou a bola no travessão. Cristiano Ronaldo sequer teve chance de bater a última cobrança portuguesa, pois Fàbregas converteu o dele. A bola ainda tocou na trave antes de morrer nas redes.

Fàbregas converte penalidade que colocou a Fúria na decisão
Fàbregas converte penalidade que colocou a Fúria na decisão - Foto: Patrick Hertzog/AFP

FICHA TÉCNICA
ESPANHA (0 – 4 nos pênaltis)
Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Arbeloa e Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso, Xavi (Pedro 42'/2ºT) e Iniesta; David Silva (Navas 15'/2ºT) e Negredo (Fàbregas 9'/2ºT) - Técnico: Vicente Del Bosque.

PORTUGAL (0 – 2 nos pênaltis)
Rui Patrício, Fábio Coentrão, Bruno Alves, Pepe e João Pereira; Raul Meireles (Varela 6'/2ºP), Miguel Veloso (Custódio 1'/2ºP) e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Nelson Oliveira 36'/2ºT) - Técnico: Paulo Bento.

Local: Donbass Arena, Donetsk (UCR)
Data-Hora: 27/6/2012 - 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Cüneyt Çakir (TUR). Auxiliares: Bahattin Duran (TUR) e Tarik Ongun (TUR)
Cartões amarelos: Sergio Ramos (ESP), Busquets (ESP), Arbeloa (ESP), Xabi Alonso (ESP); Fábio Coentrão (POR), Pepe (POR), João Pereira (POR), Bruno Alves (POR), Miguel Veloso (POR)
Cartão vermelho: Não houve

Sem Messi, melhores da Bola de Ouro duelam por vaga na final da Euro

Portugal e Espanha fazem a primeira semifinal do torneio com Cristiano Ronaldo frente a frente com Xavi e Iniesta em busca de feito histórico

Lionel Messi à parte, os principais jogadores do futebol mundial nos últimos anos estarão em campo em Donetsk, na Ucrânia, nesta quarta-feira. O duelo entre Portugal e Espanha por um lugar na final da Eurocopa conta com quatro dos cinco atletas votados entre os três melhores do planeta desde 2008 na eleição da Bola de Ouro da Fifa. Cristiano Ronaldo de um lado; Xavi, Iniesta e, por mais incrível que pareça atualmente, Fernando Torres de outro. A partida começa às 15h45m (de Brasília), com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, da TV Globo e do SporTV.
Portugal passou apenas uma vez das semifinais num grande torneio, e fez isso como anfitrião, na Euro 2004, quando era comandado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari. Nas outras (nas Euros 1984 e 2000, e nas Copas do Mundo de 1966 e 2006) ficou no quase. Além disso, todas as vitórias sobre a Espanha, seja em amistosos ou jogos oficiais, aconteceram dentro de casa. A última delas, uma goleada de 4 a 0 em Lisboa, em novembro de 2010.
- Aquele jogo não serve de referência para a partida desta quarta. O contexto era completamente diferente para os dois países. Agora estamos falando de uma semifinal de Eurocopa, com duas grandes equipes e 50% de chances para cada lado - afirmou o treinador português, Paulo Bento, que estava à frente da equipe no amistoso.

montagem Cristiano Ronaldo Iniesta F. Torres Xavi prêmio FIFA (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)




















CR7, Iniesta, Torres e Xavi em festas da premiação da Fifa desde 2008 (Imagem: Editoria de Arte)
Do lado espanhol, uma vitória nesta quarta representa igualar um feito que até hoje apenas a Alemanha alcançou: três finais seguidas de grandes torneios. Em 1972, 1974 e 1976, os alemães venceram uma Euro, uma Copa do Mundo e chegaram à final de outra Euro - mas foram derrotados pela Tchecoslováquia nos pênaltis na decisão. Campeã europeia em 2008 e mundial em 2010, a Espanha está a um jogo de fazer o mesmo.
- Vamos disputar um partidaço, duas seleções que estão indo muito bem, com grandes jogadores e nós temos um único pensamento. O mesmo que temos desde o início do torneio: chegar à final e levantar este troféu. Nosso sonho é estar na decisão, alcançar um feito inédito de estar em três grandes finais seguidas - disse o meia Andrés Iniesta, que pretende dedicar uma classificação à final à memória de Miki Roqué, jogador do Betis que morreu vítima de câncer no último domingo.
Na vitória sobre a França nas quartas de final, por alguns minutos no segundo tempo, a Espanha chegou a ter dez jogadores da dupla Barcelona e Real Madrid no gramado. Na semifinal, ainda estarão outros três nomes do Real Madrid em ação pelo adversário: o zagueiro Pepe, o lateral-esquerdo Fábio Coentrão e o astro maior dos portugueses, Cristiano Ronaldo. Ainda que jogadores dos dois lados não quisessem tocar na rivalidade da Liga Espanhola, o assunto foi inevitável.
- Nós nos conhecemos bem e uns sabem do que os outros são capazes. Mas aqui é uma história diferente. Não deixamos esse tipo de coisa influenciar quando estamos no campo. Cada um vai estar defendendo o seu lado e, depois que o jogo acabar, voltamos a ser amigos - disse o zagueiro e lateral Sergio Ramos, do Real Madrid.
Pepe portugal gol dinamarca (Foto: Agência Reuters)Pepe é um dos representantes do Real Madrid
no clássico ibério  (Foto: Agência Reuters)
A Espanha tem apenas duas posições indefinidas no time titular que enfrenta Portugal. Mais uma vez, Fàbregas e Fernando Torres disputam uma vaga no ataque. Mas existe ainda a possibilidade de Pedro entrar no lugar de David Silva, para dar mais rapidez ao setor ofensivo. Do lado português, a única alteração em relação às quatro partidas anteriores é a entrada do atacante Hugo Almeida no lugar de Hélder Postiga, lesionado.
Hugo Almeida foi o autor do último gol português no 4 a 0 do último encontro entre as duas equipes, mas é outra partida contra a Espanha naquele mesmo ano que ele não esquece. A vitória espanhola por 1 a 0 nas oitavas de final da Copa do Mundo, que tirou Portugal do Mundial da África do Sul.
- Foi um dia muito duro para nós. Recebi elogios por aquele jogo, mas perdemos. Quero fazer uma grande exibição desta vez novamente e espero que o resultado seja diferente, que possamos ganhar e passar à final. Se puder fazer um gol, melhor ainda. Pode ser com o pé, a cabeça, tanto faz. O importante é a bola entrar.
Nesta tarefa, porém, quem tem sido mais eficiente nesta Euro e nas anteriores é Cristiano Ronaldo. Se fizer um gol diante dos espanhóis, o craque português se igualará ao turco Hakar Sukur e ao dinamarquês Jon Dahl Tomasson como o maior artilheiro de Eurocopas, levando-se em conta as eliminatórias e a competição principal, com 22 gols. Centro das atenções por onde quer que passe na Polônia ou na Ucrânia, Ronaldo afirmou, na chegada a Donetsk, estar confiante de que 2012 será o ano de Portugal.
- Sem dúvida. Eu e todos os jogadores acreditamos e isso é muito importante. As coisas estão a correr bem, vamos jogar uma semifinal e tudo pode acontecer. Quem sabe se o balanço, se o vento inclinar para o nosso lado… Vamos dar o nosso melhor para tentar chegar à final e depois logo se verá.